segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Arsenal vence o City e encosta no líder!

Grande jogo no Emirates Stadium. Vice-líder e terceiro colocado se enfrentando na busca por diminuir vantagem do líder Leicester.
Arsenal veio a campo em seu habitual 4-2-3-1, com Cech; Bellerin, Mertesacker, Koscielny e Monreal na primeira linha; Flamini e Ramsey volantes; Walcott e Campbell abertos, além de Özil atrás de Giroud.
City também no 4-2-3-1 de sempre, com: Hart no gol; Sagna, Otamendi, Mangala e Kolarov na primeira linha; Yaya Touré e Fernandinho volantes; De Bruyne e Delph abertos, mais David Silva centralizado e Agüero na referência.
                                                    Panorama da primeira etapa.

Visitantes tomando iniciativa e propondo jogo em Londres. Yaya e Fernandinho iniciando a transição e buscando acionar os meias que se movimentavam para buscar espaço entre as linhas vermelhas. 
Gunners marcando a partir do meio-campo (bloco médio/baixo), sem exercer muita pressão ao portador da bola, mas fechando linhas de passe com primor. Azuis tinham posse de bola, amplitude e os dois principais articuladores da equipe - De Bruyne e Silva - buscavam trabalhar entre as linhas do Arsenal, mas faltou poder de infiltração e profundidade para levar perigo ao gol de Cech.
     Aqui um exemplo do que aconteceu em boa parte do jogo: Yaya com a bola e linhas de passe fechadas. Teve de utilizar a opção de retorno.

Mandantes com linhas próximas e muito bem coordenadas. Espaços entre elas até apareciam, mas oponente tinha dificuldade em aproveitá-los. Giroud alongava a compactação da equipe, como no frame a seguir.
                                         4-4-1-1 do Arsenal ao negar espaços.

Em uma transição rápida com passes curtos, Özil viu Walcott no entrelinha adversário e fez o passe. O inglês então girou e finalizou cruzado, abrindo o placar na primeira finalização do Arsenal no jogo.
 Com vantagem no placar, os comandados de Wenger buscaram trabalhar mais a posse, e pouco tempo depois o segundo gol veio, novamente com Özil vendo espaço entrelinhas do City e dando assistência, desta vez para Giroud. Intervalo e 2-0 no placar, com 2 finalizações londrinas e apenas 1 do City. 40% x 60% para o Manchester City na posse de bola.
Na segunda etapa, tônica do jogo seguiu a mesma do início do cotejo. Arsenal fechado com duas linhas de 4 organizadas e City propondo, buscando espaços para infiltrar.
Proposta londrina seguiu funcionando bem. Manchester seguiu com linhas de passe fechadas e dificuldade para realizar troca de passes no campo de ataque, apesar de usar bem o apoio dos laterais.
Jesus Navas, que saiu do banco, entrou bem aberto e fez com que Sagna atacasse por dentro. Em um desses ataques, o lateral francês tabelou com Yaya Touré, que finalizou com maestria no ângulo direito de Cech.
 2-1 e pressão final dos visitantes, que com o empate seguiriam a 1 ponto do Arsenal, 2º colocado. Nada feito. Apesar do "abafa", resultado persistiu e os Gunners seguem fortes na briga pelo título, a 2 pontos do líder Leicester. 38 e 36 pontos têm líder e vice-líder da Premier League, após 51 pontos disputados. Manchester City segue com 32 pontos, em 3º.
                                             Equipes que terminaram a partida.

2 comentários: